quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Software livre para as escolas

Projeto EducatuX

O EducatuX é um método educacional que foi concebido com a finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre. O projeto visa à construção de materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aulas à tecnologia. Também temos como objetivo a construção de oficinas práticas que serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos.

Motivações: O alto custo dos softwares educacionais atuais, códigos fontes fechados e até mesmo a falta de uma política pedagógica para o uso de computadores em sala de aula foram os principais motivadores para iniciarmos esse projeto.

Estamos reunindo informações e conhecimentos necessários para oferecer um guia de referência em uso de conteúdos de informática educacional livre em salas de aulas digitais.

Existem centenas de aplicativos escritos para Linux sob licença GNU ou similares que permite o uso prático em sala de aula, principalmente na área da autoria e produção. Ferramentas como o Jclic ou mesmo o kturtle, permitem iniciarmos nossos futuros cientistas no mundo da programação e produção multimídia de forma simples e divertida.

Mas e nossos professores, estão preparados para utilizar essas ferramentas no dia a dia?
Nosso objetivo é oferecer propostas de atividades educacionais, explicar, comentar, fundamentar e usá-las em sala de aula livremente sem nenhuma limitação legal. O material produzido através dessa ferramenta tem a finalidade de alfabetizar crianças, jovens e adultos não só no mundo real, mas também no mundo virtual.