terça-feira, 13 de agosto de 2013

CONHECENDO O COMPUTADOR

Guia do cursista

Aula 1 - Introdução a Educação Digital

Apresentação inicial


Um computador é composto de várias partes. Cada uma delas possui uma função específica como dispositivos de entrada, processamento e de saída de informações.

           O computador é, basicamente, uma máquina que recebem dados, realiza o processamento destes dados e fornece resultados.

            Hardware - é tudo o que pode se ver e tocar no computador, ou seja, é a parte física propriamente dita: CPU, monitor, teclado, mouse, etc.
             Software - são os programas, como o Sistema Operacional Linux ou Windows, o Editor de Textos, o Editor de desenho etc. Eles são responsáveis em dizer ao hardware o que fazer e como fazer.
               Memória Principal ou RAM – é a memória disponível para armazenar instruções, dados e os resultados obtidos. O seu conteúdo é perdido sempre que o computador é desligado.    A menor unidade de informação guardada na memória é um BIT, representado por dígitos binários (0 ou 1).  A capacidade de armazenamento de dados é medida em bytes (grupo de 8 bits), sendo que cada byte equivalente a um caractere ou símbolo do teclado. Os múltiplos do byte são:
• Kilobyte  (1 Kb  = 1024 bytes)
• Megabyte  (1 Mb  = 1024 Kb  = 1024 x 1024 bytes )
• Gigabyte   (1 Gb  = 1024 Mb  = 1024 x 1024 x 1024 bytes)
• Terabyte   (1 Tb  = 1024 Gb  = 1024 x 1024 x 1024 x 1024 bytes)
     
               Memória Auxiliar – é utilizada para armazenar informações permanentemente, evitando que as dados da memória RAM sejam perdidos. Vejamos algumas:
          Sistema Operacional Linux: O nome Linux surgiu da união de Linus + Unix. Linus é o nome de um    finlandês (Linus Torvald) que uniu-se ao projeto GNU (“Gnu is Not Unix / Gnu não é Unix).” - e possibilitou o surgimento da ideia de software livre em oposição ao domínio do software proprietário .  
       Segundo o site do projeto GNU ( www.gnu.com ), software livre é uma questão de liberdade, não de  preço. Mais especificamente, ele se refere a quatro (04) liberdades, para os usuários do software
  •        Liberdade de copiar e executar o programa;
  •        Liberdade de estudar como o programa funciona, tendo acesso total ao código   fonte;
  •        Liberdade de alterar e aperfeiçoar o programa como desejar;
  •         Liberdade de distribuir uma nova versão.