quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Equipamentos para uso escolar atraem a atenção da presidenta


Equipamentos como uma lousa eletrônica e um leitor em braile chamaram a atenção da presidenta da República, Dilma Rousseff, em sua visita à exposição de produtos do Seminário Gestão de Compras Governamentais – a Experiência da Educação, em Brasília. Esses aparelhos, produzidos para uso nas escolas públicas, foram apresentados a ela pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

A lousa eletrônica é composta de uma caneta e um receptor, que, acoplados ao projetor Proinfo (equipamento com computador e projetor ofertado pelo MEC aos estados e municípios), permitem ao professor trabalhar os conteúdos disponíveis em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador. O ministro destacou a interatividade com os conteúdos ensinados, além de uso da ferramenta como quadro digital. O equipamento está em processo de licitação para compra no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A presidenta afirmou que será feito um esforço enorme para que os equipamentos sejam adquiridos. “São produtos essenciais para os alunos e professores e com certeza contribuem para a educação”, disse.

Outra iniciativa que chamou atenção de Dilma foi o protótipo de um leitor em braile, que permitirá que alunos com deficiência visual escrevam e ao mesmo tempo ouçam o que escrevem. A ferramenta tem uma câmera digital que captura as imagens de um livro ou jornal, por exemplo, e transforma a imagem em texto em braile, gerando o áudio correspondente. O equipamento tem ainda um visor pelo qual o professor poderá acompanhar o trabalho do estudante.

O projeto é coordenado pelo FNDE e desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Instituto Federal do Ceará. O protótipo está em fase de testes e deve estar pronto em seis meses.

Durante a visita, a presidenta conheceu outros produtos adquiridos pelo Ministério da Educação. Ela entrou num dos barcos que faz transporte escolar na região Norte e nos ônibus escolares. Viu as novas bicicletas e uniformes, e também os laboratórios do programa e-Tec, que oferece ensino técnico na modalidade a distância.

No período da tarde desta quarta-feira, 14, o seminário continua com gestores e fornecedores do governo. Eles participarão de cinco oficinas sobre a busca da eficiência nos gastos governamentais, processos de controle interno e externo que visem a transparência nas aquisições de remédios e de equipamentos para hospitais universitários.
Coordenação NTM de Jaciara

Atividades a distância Unidade 1 - TICs

Caros cursistas do NTM, Curso de Tecnologias em educação: ensinando e aprendendo com as TICs:

Estamos com as seguintes atividades a distância para serem feitas:
a) Leitura dos textos "Aprendizagem continuada ao longo da vida" e "As sereias do ensino eletrônico", elaboração de um texto de 250 a 300 palavras no BrOffice Writer sobre o que entendeu do texto (um resumo pessoal e sem citação) e postagem do mesmo na Biblioteca > Material Aluno > Atividade 1.1.
b) Leitura do(s) texto(s) postado(s) pelo(s) colega(s) na Biblioteca>Material Aluno > Lista acervo> Atividade 1.1: leiam e comentem o que entenderam dos textos dos colegas no Fórum Atividade 1.
c) Comentários no diário de bordo para cada um dos ítens do manual (1.1; 1.2; 1.3; 1.4) - esses comentários servirão para elaboração da atividade sobre Mapas conceituais, além de serem contados como horas a distância.
d) Ler/ouvir a entrevista de Antônio Nóvoa (disponível no CD, na web: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm> ou no final da Unidade 1, no guia do cursista. Após essa leitura, contribuir no fórum 1.2 - Quem sou eu como professor e aprendiz.
e1)Baixar a planilha de referência em Módulo > Atividade turma. Salve no computador cuidando para não deixar espaços ou acentos nas palavras do nome do arquivo. Essa planilha é para ser preenchida com base em entrevistas a serem feitas em grupos na escola: LEMBRANDO: Os grupos podem ser formados por horário e não por escola. Desta forma, quem é da mesma escola que tem formadores ou horários diferentes, deve fazer seu trabalho pela turma de que faz parte.
e2) Com base na planilha, elaborar uma apresentação no BrOffice Impress, que deverá ser enviada no Material Aluno.
No momento, temos apenas essas, então vamos lá! Coragem e ânimo que vem mais daqui pra frente...
Abraços
Coordenação NTM