INF. BÁSICA 2013

Nesta página teremos disponibilizados os conteúdos trabalhados na formação aberta à comunidade e ao pessoal de apoio escolar visando a inclusão digital e apropriação do uso do computador. O sistema operacional que utilizamos é o mesmo dos LIEDs das escolas: Linux Educacional 4.0
Os horários das turmas em funcionamento são: segunda-feira - 13:00 às 17:00 - comunidade; sexta-feira das 18:30 às 22:00 - comunidade; quarta-feira das 13:00 às 17:00 - apoio/professores; sábado das 07:00 às 11:00 (apoio/professor), sábado das 13:00 às 17:00 - comunidade em geral, tanto no NTM quanto na Escola Magda Ivana.

No primeiro momento do curso estudamos partes do computador, postura e teclado.



Na sequência, exploramos o menu iniciar e trabalhamos cerca de três a quatro encontros com digitação, tanto no editor de texto quanto no tutorial de digitação do Linux Educacional. Esse vídeo está baseado no Linux 3.0. Para acessar o vídeo do 4.0 clique aqui


  

Após o treino de digitação, iniciamos o trabalho com o Editor de texto BrOffice Writer, (manual aqui) onde são trabalhados textos propostos pelos formadores (primeiro texto no Writer) e também sugeridos pelo conteúdo do curso do Linux Educacional.

O próximo item trabalhado é o BrOffice Impress. Para isso, utilizamos o mesmo texto trabalhado no Writer e também a proposta do curso Linux Educacional - Ferramentas de Produtividade BrOffice Impress.


O próximo conteúdo trabalhado é o editor de planilhas eletrônicas - BrOffice Calc, onde os cursistas fazem planilha de orçamento.


Outras ferramentas trabalhada com os cursistas são as multimídias: trabalhamos o Editor de áudio Audacity, o reprodutor de áudio Amarok, Kafeine e VLC.



9 comentários:

  1. para mim foi muito importante,porque eu aprendi trabalhar com a internet que era o que eu nao tinha conhecimento , e hoje tenho meu propio E-MAIL.Isso e importante para mim,no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. foi um curso rapido mais com muito aprendizado fizemos digitacao, textos planilhas,dentre outros,temos um professor capacitado e muito paciente.

    ResponderExcluir
  3. O curso informática foi de grande importância,aprendi a digitar com as duas mãos desenvolvi muitas habilidades que achei que não tinha, o professor teve muita paciência foi ótimo mesmo ,agradeço a todos por nos dar essa oportunidade tirei duvidas aprendi muito ,e espero que tenha mais cursos como esse.

    ResponderExcluir
  4. Eu maria jose gostei foi muito importante pra mim porque eu nao sabia nada nem digitar uma palavra por isso foi muito bom,e agradeco pela paciencia do professor Leandro.

    ResponderExcluir
  5. o curso de informatica basica foi muito bom

    ResponderExcluir

  6. Olha para mim esse curso foi uma bença tive muitas dificuldade mas como o professor Daniel foi um otimo teve paciência para nos ensinar para mim foi um curso que muito bom

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do curso, antes de fazer o curso eu tinha medo de mexer no computador lá de casa, pedia para os meus filhos me ensinarem mas eles não tinham paciência de me ensinar. São tantas coisas que aprendi, são tantas detalhes que eu achei muito interessante e gostei muito de aprender que eu não via a hora de chegar as quarta-feira para poder ir pro curso.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do curso ,fiquei triste porque esta terminando pois aprendi coisas novas e creio que ainda tenho muito a aprender.Agradeço a todos os responsáveis do curso mas em especial o nosso orientador Prof. Daniel pela sua paciência .

    ResponderExcluir
  9. eu achi ocurso muito bom aprendi muitas coisas principalmente a corregi letras porque tenho mania de trocar as letras

    ResponderExcluir