GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – MT
SUDE - GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CASIES – CENTRO DE APOIO E SUPORTE A INCLUSÃO
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - CAP / CAS / NAAH/S / NAPTA / NAPDI/ PASI
CALENDÁRIO DOS CURSOS _ 2013
MARÇO
04 a 07 – CAS - Curso de Libras – Etapa 7 ( interior) matutino e vespertino – Hélio
11 a 14 – NAAH’S – noturno - 20h
11 a 14 – CAS – Turma de Libras - 1 - Interior – matutino e vespertino
18 a 21 – CAP - Aspecto Fisiológico da Baixa Visão e Cegueira - 20h - vespertino
18 A 21 – NAPD -I Modulo I Síndrome de Down noturno- 40h ( 20 pres./20 estudo de caso)
ABRIL
01 a 04 – CAS – Libras - etapa 8 interior - matutino e vespertino - Andréa
01 a 04 – CAS - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem na Criança 20h –matutino – Nelson
09 a 12 – CAP - Abordagem Pedagógica p/ o Ensino da Leitura e Escrita do DV – pré-braille, braile - 40h – matutino e vespertino
15 a 18 – CAP - Atividade de Vida Autônoma – AVA - 20h - matutino
15 a 18 - NAPTA -Prevenção de dificuldades de Aprendizagem e Ensinagem ( 20h. Presencial e 20h. estudo de caso) noturno
22 a 25 – CAP/CAS/NAPDI – Surdocegueira – Modulo I Anatomia e fisiologia da visão e audição - matutino
22 A 25- CAS - Libras Interior Etapa 2 matutino e vespertino – Priscila
MAIO
6 a 9 – CAS -Ensino de Português como Língua não Materna - matutino -20h
6 a 9 – CAS - Libras –etapa 9- interior matutino e vespertino - Andréa
13 a 16 – NAAH’S – matutino - 20h
13 a 16 – CAP - Enfoque Pedagógico da baixa visão - vespertino
20 a 23 – CAS Libras – etapa 3- interior matutino e vespertino - Priscila
20 a 23 – NAPDI Modulo II Oficinas Pedagógicas para a Educação Infantil- Estimulação precoce /Primeira infância noturno – 40h
JUNHO
3 a 6 – CAS - Noções Básicas de Interpretação – Interior matutino
3 a 6 – CAP - Utilização de Recursos Audiovisuais p/ apresentação de Power point( curso destinado a deficientes visuais) noturno 20 hs
10 a 13 – NAPTA -TDAH – Desafio para Pais e Professores (20h. Presencial e 20h. Estudo de caso 30/06/2013 – Seminário e Apresentação) noturno
17 a 21 – CAP/CAS/NAPDI - Surdocegueira – Modulo II - matutino
17 a 21 – CAS - Libras –etapa 4- interior – vespertino e noturno
31/05 a 21/06 – INSCRIÇÕES ATESTO / 27 e 28 – PROVA DO ATESTO
JULHO
01 a 04 – CAS - Noções Básicas de Interpretação – Interior - matutino
01– INSCRIÇÃO - CURSO DE LIBRAS FUND. I (escolas e instituições públicas)
02- INSCRIÇÃO – CURSOS DE LIBRAS – FUND. I (comunidade).
8 A 12 – LIBRAS INTERIOR – ETAPA 5 – matutino e vespertino – Priscila
AGOSTO
5 a 8 – CAP - Recursos pedagógicos no Ensino da Matemática p/ o Deficiente Visual - pré-soroban/soroban - matutino e vespertino - 40h
12 a 15 – CAS - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem na Criança - 20h matutino e ou noturno Nelson
12 a 15 –CAS - Noções Básicas de Interpretação Interior - matutino
19 a 22 – NAAH’S – matutino 20 hs
19 a 22 – NAPDI – Modulo III - Oficinas Pedagógicas no desenvolvimento das áreas de linguagem do Ensino Fundamental para o Deficiente Intelectual – vespertino 40 h.
26 à 29 – NAPTA A memória e sua Influência no Processo de Aprendizagem – 40 (20h. Presencial e 20h. Estudo de caso com -01/09/2013 – Seminário e Apresentação A memória e sua Influência no Processo de Aprendizagem - noturno
26 a 29 LIBRAS –etapa 6- interior ( CAS) matutino e vespertino – Priscila
2 a 5 CAS - Noções Básicas de Interpretação – Interior matutino
9 a 12 – CAP - Tecnologia da Educação do Deficiente Visual – 40h matutino e vespertino
16 a 19 – CAP- O.M. Orientação e Mobilidade – 20h. matutino
16 a 19 – CAP- Educação Infantil e Inclusão da criança com Deficiência Visual - 20h vespertino
23 a 26 – CAP/CAS/NAPDI - Surdocegueira – MOD III – matutino – Processo de Interação sociocognitivo p/desenvolvimento global da surdocegueira plus
23 à 26 NAPTA - Autismo – Mediações em tempo de Inclusão .( 20h.presencial e 20h .estudo de caso 30/09/2013 – Seminário e Apresentação) noturno
23 à 26 – CAS - LIBRAS –etapa 6- interior - matutino e vespertino
OUTUBRO
3 a 4 - Seminário sobre DEFICIÊNCIA VISUAL
7 A 10 –NAPDI - Modulo IV - Oficinas Pedagógicas no desenvolvimento das áreas da matemática e ciências para o Deficiente Intelectual - 40h vespertino
14 a 17 – CAS - Noções Básicas de Interpretação – Interior - matutino
21 a 24 - NAAH”S noturno - 20
21 a 24 - CAS - Libras –etapa 8- interior ( CAS) matutino e vespertino
21 a 24 – CAP/CAS/NAPDI -Surdo cegueira Modulo.IV – matutino
NOVEMBRO
04 a 07 – CAS - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem na Criança – 20h – matutino e ou noturnoNelson
01 A 22 – INSCRIÇÕES ATESTO
11 a 15 – CAS Libras –etapa 9- interior - matutino e vespertino
28 E 29 – PROVA DE ATESTO
boa tarde
ResponderExcluirgostaria de saber mais sobre o que é e sobre os cursos do casies cuiabá, e sobre a possibilidade da extensão de cursos para o interior do estado.
Faço parte do prograna nacional ACESSUAS Trablho,,,
antonio p silva
e - mail: acessuastrabalhomatupa@gmail.com